Tecnologias Digitais em Educação
Novos
tempos, novas descobertas. Um novo horizonte se abre para nova
Educação inclusiva. Tempos modernos, comunicação e informação
em tempo real. Um giz que cortava a superfície verde do nosso
quadro-negro, agora se perde por entre os dedos limpos de um click em
mouse ou no passar de dedos em touch screen de uma tela lisa,
brilhante, interativa e encantadora de uma janela digital que se abre
sem limites para um novo mundo de descobertas onde os limites, fica
por conta da imaginação e a criatividade humana.
Após acessarmos a plataforma BIOE, conforme recomenda o texto “Avaliação de um objeto de aprendizagem”, de Juliana Braga. Escolhemos o recurso educacional no Portal do Professor, matemática/tabuada. A estrutura curricular é para educação básica do ensino fundamental dos anos inicias. A escolha foi matemática, cujo tema, segue as recomendações de aprendizagens significativas da Base Comum Curricular Nacional do Ministério da Educação. O objetivo é desenvolver raciocínio lógico e noções de quantidade e possibilidades de forma dinâmica e interativa, usando os recursos educacionais tecnológicos para deixar o ensino-aprendizagem da matemática mais fácil e divertida.
Matemática,
sua importância e aplicabilidade na escola, no cotidiano de nossas
vidas, é sobre tudo, uma necessidade natural de quantificarmos as
coisas, o mundo que nos rodeia. Somar, subtrair, multiplicar e
dividir para algumas pessoas, causam medo, repulsa por trazer à tona
a imagem da disciplina matemática. Uma das disciplinas que mais
reprovam, geralmente por alguns não dominar os fundamentos básicos,
por exemplo, a tabuada.
As dificuldades para o uso dessas ferramentas educacionais esbarram ainda nas estruturas físicas precárias das nossas escolas. No acesso fácil e barato de uma internet de qualidade que ainda não temos. De equipamentos de inclusão digitais adequados, na formação e apresentação desses aplicativos educacionais aos nossos professores(a) com o objetivo de tornar o aprender dinâmico, interativo para educadores e educando.
A importância desse recurso para professores(a) e estudantes, está no fortalecimento dos conhecimentos de matemática através dessa ferramenta interativa de reforço escolar. Na qual poderá ser implementada a melhor compreensão da disciplina, a resposta imediata se certa ou errada da operação executada. E ainda poderá imprimir as páginas das questões se assim quiser o usuário.
Acredita-se que a construção do conhecimento é uma tarefa contínua e inacabada. E que o uso das novas tecnologias digitais é um caminho sem volta. A matemática nos ajuda desenvolver o raciocínio lógico, a calcular, quantificar, medir entre outras. O uso de softwares, aplicativos e novas metodologias educacionais devem ser apoiadas, incentivadas pelas políticas públicas, no sentido de promover uma nova educação interativa, inovadora e de qualidade, não somente para alguns, mais para todos.
Carlos
Araújo
Pedagogia
de Maranguape – 2017.
Referências:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/Acesso>01/09/2017>As16:44hs<
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html/Acesso>01/09/2017>As15:23hs<
http://www.sol.eti.br/a/matematica/Acesso>01/09/2017>As14:38<
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