sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

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A Sociologia se tornou ciência a partir dos anos de 1930. E tem como objeto de pesquisa, o ser humano e suas relações sociais. Émile Durkheim, foi o responsável por formular os primeiros princípios. Portanto, sendo considerado como o pai da Sociologia.. A nova ciência foi influenciada por duas revoluções. A francesa e a industrial. A francesa de caráter político, já a revolução industrial, de representatividade social e econômica.

Seus principais teóricos foram Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. A Sociologia da Educação, nos ajuda a compreendermos as realidades sociais nas suas diversas dimensões, sobretudo, no sentido de formar indivíduos com consciências crítica, questionadoras e capazes de transformarem a realidade onde vivem. A Sociologia também é usada como parâmetros curriculares e na elaboração de políticas públicas para formação de professores(a).

A Educação é a prática social, humana, coletiva e planejada. Ela faz uso de técnicas, e possui personalidade própria, Portanto, objeto de transformações sócio culturais, econômicas, libertárias e emancipatórias. Algumas correntes sociológicas se formaram ao longo da história, no sentido de contribuir com a organização das sociedades. Émile Dorkheim, pai da Sociologia, foi um dos grandes defensores do funcionalismo. Essa corrente sociológica postulava o pensamento que a sociedade seria um organismo vivo. E que cada órgão teria sua função e que manter a sociedade em harmonia seria funcional. Segundo ele, a educação é um fato social. E que as gerações jovens são educadas e influenciadas pelas gerações adultas. 

Durkheim, influenciou com suas teorias por muito tempo, várias sociedades, a exemplo da educação bancária, que atualmente, caiu em desuso e que foi bastante combatida por Paulo Freire. Outra corrente sociológica Positivista, também representada por Émile Durkheim e Auguste Comte. Reconhecia apenas o conhecimento científico, como a única forma de conhecimento verdadeiro. O conhecimento científico tinha que obrigatoriamente passar pelo clivo da observação, estudo, explicação e comprovação científica. Já Max Weber, foi contrário ao positivismo, suas contribuições surgiram para a reflexão sociológica sobre a educação. Para ele, deveríamos pensar a educação como poder, ou elemento de poder.

O Reprodutivismo era uma outra corrente sociológica, defendida por Marx, Althusser, Establet e Baudelot. Onde o viés, era o combate a divisão de classe, a exploração do homem pelo o homem. Denunciava portanto, o caráter excludente, ideológico e reprodutor das relações sociais de produção e dominação da educação no sistema capitalista. Esses sociólogos foram contrários a educação que reproduzia essas formas de alienação, manutenção e controle da sociedade por parte das classes dominantes como se refere o texto de Deyse Morgana das Neves Correia e Maria do Socorro Xavier Batista.

A escola interfere como mecanismo de produção ou reprodução do modelo de perpetuação e manutenção da sociedade, quando ela reafirma a divisão do trabalho intelectual e o trabalho manual. Já o papel da Sociologia na educação tem como objetivo a escolha de que tipo de matriz curricular e formação educacional vai ser transmitida para as futuras gerações.

Portanto, acredita-se que os marcos teóricos tenham contribuído cada um, com sua especificidade e leitura de mundo e da sociedade de sua época. Todos esses grandes estudiosos da Sociologia, influenciaram com suas teorias e ajudaram de uma forma ou de outra, na configuração dos modelos atuais de sociedade que ai estão. Quer seja harmônicas, reprodutivas, funcionais ou revolucionárias. Embora, a educação que nós temos e que nos é imposta, não seja a educação com ideais emancipatórios, dinâmicos e libertários que tanto almejamos, como tanto queria nosso saudoso Paulo Freire. Entretanto, estudantes e professores(a), precisamos “ser e está”, mais críticos, questionadores e participativos todos os dias de nossas vidas. Na construção de uma sociedade mais justa, com mais saúde, educação, segurança e distribuição de renda para todos.







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