A
Sociologia se tornou ciência a partir dos anos de 1930. E tem
como objeto de pesquisa, o ser humano e suas relações sociais.
Émile Durkheim, foi o responsável por formular os primeiros
princípios. Portanto, sendo considerado como o pai da Sociologia.. A
nova ciência foi influenciada por duas revoluções. A francesa e a
industrial. A francesa de caráter político, já a revolução
industrial, de representatividade social e econômica.
Seus
principais teóricos foram Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
A Sociologia da Educação, nos ajuda a compreendermos as realidades
sociais nas suas diversas dimensões, sobretudo, no sentido de formar
indivíduos com consciências crítica, questionadoras e capazes de
transformarem a realidade onde vivem. A Sociologia também é usada
como parâmetros curriculares e na elaboração de políticas
públicas para formação de professores(a).
A
Educação é a prática social, humana, coletiva e planejada. Ela
faz uso de técnicas, e possui personalidade própria, Portanto,
objeto de transformações sócio culturais, econômicas, libertárias
e emancipatórias. Algumas
correntes sociológicas se formaram ao longo da história, no sentido
de contribuir com a organização das sociedades. Émile Dorkheim,
pai da Sociologia, foi um dos grandes defensores do funcionalismo.
Essa corrente sociológica postulava o pensamento que a sociedade
seria um organismo vivo. E que cada órgão teria sua função e que
manter a sociedade em harmonia seria funcional. Segundo ele, a
educação é um fato social. E que as gerações jovens são
educadas e influenciadas pelas gerações adultas.
Durkheim,
influenciou com suas teorias por muito tempo, várias sociedades, a
exemplo da educação bancária, que atualmente, caiu em desuso e que
foi bastante combatida por Paulo Freire. Outra corrente sociológica
Positivista, também representada por Émile Durkheim e Auguste
Comte. Reconhecia apenas o conhecimento científico, como a única
forma de conhecimento verdadeiro. O conhecimento científico tinha
que obrigatoriamente passar pelo clivo da observação, estudo,
explicação e comprovação científica. Já Max Weber, foi
contrário ao positivismo, suas contribuições surgiram para a
reflexão sociológica sobre a educação. Para ele, deveríamos
pensar a educação como poder, ou elemento de poder.
O
Reprodutivismo era uma outra corrente sociológica, defendida por
Marx, Althusser, Establet e Baudelot. Onde o viés, era o combate a
divisão de classe, a exploração do homem pelo o homem. Denunciava
portanto, o caráter excludente, ideológico e reprodutor das
relações sociais de produção e dominação da educação no
sistema capitalista. Esses sociólogos foram contrários a educação
que reproduzia essas formas de alienação, manutenção e controle
da sociedade por parte das classes dominantes como se refere o texto
de Deyse Morgana das Neves Correia e Maria do Socorro Xavier Batista.
A
escola interfere como mecanismo de produção ou reprodução do
modelo de perpetuação e manutenção da sociedade, quando ela
reafirma a divisão do trabalho intelectual e o trabalho manual. Já
o papel da Sociologia na educação tem como objetivo a escolha de
que tipo de matriz curricular e formação educacional vai ser
transmitida para as futuras gerações.
Portanto,
acredita-se que os marcos teóricos tenham contribuído cada um, com
sua especificidade e leitura de mundo e da sociedade de sua época.
Todos esses grandes estudiosos da Sociologia, influenciaram com suas
teorias e ajudaram de uma forma ou de outra, na configuração dos
modelos atuais de sociedade que ai estão. Quer seja harmônicas,
reprodutivas, funcionais ou revolucionárias. Embora, a educação
que nós temos e que nos é imposta, não seja a educação com
ideais emancipatórios, dinâmicos e libertários que tanto
almejamos, como tanto queria nosso saudoso Paulo Freire. Entretanto,
estudantes e professores(a), precisamos “ser e está”, mais
críticos, questionadores e participativos todos os dias de nossas
vidas. Na construção de uma sociedade mais justa, com mais saúde,
educação, segurança e distribuição de renda para todos.
Referências:
http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/4.EDUCACAO/4CEDFEMT01.pdf
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