O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova
A escola é uma
instituição social e tem como objetivo desenvolver as capacidades
cognitivas, afetivas e físicas nos indivíduos. A educação por sua
vez, é um processo contínuo de construção de conhecimentos e
ensino-aprendizagem inacabados. Cujo o objetivo, é desenvolver no
indivíduo, um senso crítico, de autoaprendizagem, da capacidade de
criar, de produzir e dividir conhecimentos. Além da formação
profissional, prepará-lo para conviver harmoniosamente em sociedade
e se tornar um cidadão e agente transformador do mundo.
Lourenço filho em
1922, veio de São Paulo com sua família para o Ceará, a convite do
equivalente a governador, Justiniano Serpa, para ministrar formação
para professores. Algum tempo depois, foi indicado para assumir como
diretor geral de instrução da educação, cargo semelhante hoje, a
secretário de educação. Com o objetivo de realizar as reformas
necessária na educação do estado.
Durante a reforma,
Lourenço Filho, fez uma revolução educacional no Ceará.
Inspirado nas experiências positivas e exitosas da educação de
São Paulo, implementou cursos sobre a pedagogia nova, criou a
diretoria geral da instrução, dividiu o estado em regiões
administrativas, criou novas escolas, reforçou a inspeção escolar,
além de organizar um amplo recenseamento escolar na política
educacional no período histórico de sua administração, quando
esteve a frente da pasta da educação no Ceará.
A escola nova,
surgiu no final do século XIX, com uma nova proposta para a
educação. Mudar o antigo modelo repressivo, tradicional e metódico
da educação da antiga República. Defendia uma escola pública
gratuita, obrigatória, laica e que tivesse um sistema nacional de
educação.
“ Só
existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país, a
máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola
pública. “ Anísio Teixeira".
O manifesto dos
pioneiros da escola nova , foi um documento assinado por 26
estudiosos e intelectuais em 1932. Onde os mesmos, acreditavam portanto, que o
maior problema da sociedade brasileira naquele momento histórico,
seria a reforma da educação. Hoje, meia dúzia de pseudos
representantes do povo e da democracia, acham que o maior problema
do Brasil é a reforma da previdência social. O trio, Anísio
Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, se destacavam como os
principais signatários e representantes desse movimento. O tema
central da escola nova, segundo os pioneiros, era a reestruturação
da escola pública.
O manifesto
traçava diretrizes para uma nova política nacional de educação
para todos os níveis, aspectos, modalidades. Cobrava a necessidade
de todos os professores(a) terem formação superior. Além da
valorização do profissional da educação, um piso salarial
nacional para a categoria. Defendiam também a vinculação e
obrigatoriedade de recursos públicos para a educação. Uma escola
única, onde meninos e meninas pudessem estudar na mesma sala e
tivessem em comum, os mesmos professores(a).
"A
escola tradicional não serve o povo, e não o serve porque está
montada para uma concepção social já vencida, senão morta de
todo...” (jornal O Estado de S. Paulo, 1926).
Lourenço Filho".
Segundo o
manifesto, a educação deveria ser uma obrigação impreterivelmente
do Estado, sobretudo, um direito social das famílias e da
sociedade. Portanto, não deveria ser um privilégio de alguns,
sobretudo, um direito orgânico, fisiológico e social de todos.
Exigia uma educação de qualidade para todos, independente da sua
condição econômica ou social. Entre outras, estas foram
portanto, algumas das sugestões e exigências pleiteadas pelos os
pioneiros da escola nova.
O movimento de
reforma da educação no Ceará liderada por Lourenço Filho em 1922,
é considerada um divisor de águas para história da educação no
Brasil. Do manifesto de 1932, ficaram sementes que somente brotaria
na mente e nos corações de estudiosos e intelectuais apaixonados
por uma escola pública, única, de qualidade, gratuita e para
todos. Muitas conquistas foram estabelecidas, contudo, a batalha não
está ganha, ela é contínua todos os dias nas salas de aulas de
cada escola desse continente chamado Brasil.
Acredita-se que, políticas públicas para educação precisam ser criadas e apoiadas por nossos governantes. Escolas e profissionais da educação necessitam, além de respeito por parte dos estudantes e do Estado, uma melhor valorização financeira pelos esforços ,dedicação e excelentes serviços prestados a nossa sociedade. Lourenço Filho e os pioneiros da escola nova, contribuíram de forma significativa no sentido de exigirem mudanças e melhorias para educação. Cabe a cada um de nós, cobrarmos o comprimento da educação que temos direito e a execução de políticas públicas que funcionem verdadeiramente e que alcance todos os segmentos de nossa sociedade. Portanto, uma educação pública gratuita de qualidade, quantidade e emancipatória para todos(a).
Acredita-se que, políticas públicas para educação precisam ser criadas e apoiadas por nossos governantes. Escolas e profissionais da educação necessitam, além de respeito por parte dos estudantes e do Estado, uma melhor valorização financeira pelos esforços ,dedicação e excelentes serviços prestados a nossa sociedade. Lourenço Filho e os pioneiros da escola nova, contribuíram de forma significativa no sentido de exigirem mudanças e melhorias para educação. Cabe a cada um de nós, cobrarmos o comprimento da educação que temos direito e a execução de políticas públicas que funcionem verdadeiramente e que alcance todos os segmentos de nossa sociedade. Portanto, uma educação pública gratuita de qualidade, quantidade e emancipatória para todos(a).
Referências:
http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/4/Artigo%2015.pdf
https://youtu.be/d0TNt6LEjBY
http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/10/lourenco-filho.html
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