quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

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            O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova


A escola é uma instituição social e tem como objetivo desenvolver as capacidades cognitivas, afetivas e físicas nos indivíduos. A educação por sua vez, é um processo contínuo de construção de conhecimentos e ensino-aprendizagem inacabados. Cujo o objetivo, é desenvolver no indivíduo, um senso crítico, de autoaprendizagem, da capacidade de criar, de produzir e dividir conhecimentos. Além da formação profissional, prepará-lo para conviver harmoniosamente em sociedade e se tornar um cidadão e agente transformador do mundo.

Lourenço filho em 1922, veio de São Paulo com sua família para o Ceará, a convite do equivalente a governador, Justiniano Serpa, para ministrar formação para professores. Algum tempo depois, foi indicado para assumir como diretor geral de instrução da educação, cargo semelhante hoje, a secretário de educação. Com o objetivo de realizar as reformas necessária na educação do estado.

Durante a reforma, Lourenço Filho, fez uma revolução educacional no Ceará. Inspirado nas experiências positivas e exitosas da educação de São Paulo, implementou cursos sobre a pedagogia nova, criou a diretoria geral da instrução, dividiu o estado em regiões administrativas, criou novas escolas, reforçou a inspeção escolar, além de organizar um amplo recenseamento escolar na política educacional no período histórico de sua administração, quando esteve a frente da pasta da educação no Ceará.
A escola nova, surgiu no final do século XIX, com uma nova proposta para a educação. Mudar o antigo modelo repressivo, tradicional e metódico da educação da antiga República. Defendia uma escola pública gratuita, obrigatória, laica e que tivesse um sistema nacional de educação.

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país, a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. “ Anísio Teixeira".


O manifesto dos pioneiros da escola nova , foi um documento assinado por 26 estudiosos e intelectuais em 1932. Onde os mesmos, acreditavam portanto, que o maior problema da sociedade brasileira naquele momento histórico, seria a reforma da educação. Hoje, meia dúzia de pseudos representantes do povo e da democracia, acham que o maior problema do Brasil é a reforma da previdência social. O trio, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, se destacavam como os principais signatários e representantes desse movimento. O tema central da escola nova, segundo os pioneiros, era a reestruturação da escola pública.

O manifesto traçava diretrizes para uma nova política nacional de educação para todos os níveis, aspectos, modalidades. Cobrava a necessidade de todos os professores(a) terem formação superior. Além da valorização do profissional da educação, um piso salarial nacional para a categoria. Defendiam também a vinculação e obrigatoriedade de recursos públicos para a educação. Uma escola única, onde meninos e meninas pudessem estudar na mesma sala e tivessem em comum, os mesmos professores(a).

"A escola tradicional não serve o povo, e não o serve porque está montada para uma concepção social já vencida, senão morta de todo...” (jornal O Estado de S. Paulo, 1926). Lourenço Filho".

Segundo o manifesto, a educação deveria ser uma obrigação impreterivelmente do Estado, sobretudo, um direito social das famílias e da sociedade. Portanto, não deveria ser um privilégio de alguns, sobretudo, um direito orgânico, fisiológico e social de todos. Exigia uma educação de qualidade para todos, independente da sua condição econômica ou social. Entre outras, estas foram portanto, algumas das sugestões e exigências pleiteadas pelos os pioneiros da escola nova.

O movimento de reforma da educação no Ceará liderada por Lourenço Filho em 1922, é considerada um divisor de águas para história da educação no Brasil. Do manifesto de 1932, ficaram sementes que somente brotaria na mente e nos corações de estudiosos e intelectuais apaixonados por uma escola pública, única, de qualidade, gratuita e para todos. Muitas conquistas foram estabelecidas, contudo, a batalha não está ganha, ela é contínua todos os dias nas salas de aulas de cada escola desse continente chamado Brasil. 

Acredita-se que,  políticas públicas para  educação precisam  ser criadas e apoiadas por nossos governantes. Escolas e profissionais da educação necessitam, além de respeito por parte dos estudantes e do Estado, uma melhor valorização financeira pelos esforços ,dedicação e excelentes serviços prestados  a nossa sociedade.   Lourenço Filho e os pioneiros da escola nova,  contribuíram de forma significativa no sentido de exigirem mudanças e melhorias para educação. Cabe a cada um de nós, cobrarmos o comprimento da educação que temos direito e  a execução de políticas públicas que funcionem verdadeiramente e que alcance todos os segmentos de nossa sociedade. Portanto, uma educação pública gratuita de qualidade, quantidade e  emancipatória  para todos(a).


Referências:
http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/4/Artigo%2015.pdf
https://youtu.be/d0TNt6LEjBY
http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/10/lourenco-filho.html



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