A Pedagogia é a ciência da educação. Em 2006 foi aprovado uma resolução criando a DCNP- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, este documento estabelece e normatiza o campo de atuação do profissional da pedagogia. Na presente resolução, define princípios, condições de ensino, aprendizagem, avaliação e planejamento nas instituições de ensino públicas ou privadas. Referendando a formação inicial para docência nas áreas da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Médio, Normal e Ensino Profissional, entre outros.
Conforme o artigo 2° e inciso 1°, define o eixo da docência como sendo o processo pedagógico metódico e intencional de cunho educativo. Mediadores de conhecimentos científicos, culturais, sociais, éticos e estéticos. Articuladores de conhecimentos diversos e visões de mundo diferentes.
Contudo, o conceito do eixo da gestão de sala de aula ou de escola, é o pedagogo responsável pela tomada de decisões administrativas, burocráticas, planejamentos, coordenação e sobretudo, um especialista em educação. Já o eixo da pesquisa, podemos definir como sendo o segmento responsável pela difusão, produção dos processos do conhecimento científico, educacional e tecnológico. O Pedagogo pode ainda trabalhar com pesquisas, na produção de materiais pedagógicos, com políticas educacionais, em educação a distância e na elaboração de projetos e consultorias.
Contextualizando os três eixos temáticos mediadores que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, ou seja, docência, gestão e pesquisa. Entendemos que se faz necessário, a incorporação de novas tendências educacionais , integralizando saberes e unificando conhecimentos. A educação significativa precisa ter o seu espaço. Precisamos aproveitar melhor as diversas ferramentas das novas tecnologias a favor da educação. No sentido de deixá-la mais dinâmica e agradável o ato de ensinar e aprender. Valorizar os profissionais da educação. Formar docentes com visões ambientais de sustentabilidade e sobretudo, comprometidos sobremaneiras com uma educação de qualidade, com uma sociedade harmônica e com justiça social para todas(a).
Acredita-se portanto, que exista uma diferença bastante significativa entre prática e estágio. E que a prática no início, meio e fim no processo de formação do pedagogo, lhe traria além de experiência, contato direto com as realidades pertinentes de uma sala de aula. Clareza de ideias, auto confiança, estágios e práticas quantitativas e qualitativas, conteúdos significativos são valores que reforçam condições necessárias que colaboram para a formação de uma nova geração de professores(a), mais críticos, questionadores e transformadores das realidades sociais ao seu redor. Docência, gestão ou pesquisa, o leque de possibilidades se ampliam na direção do mercado de trabalho para esses profissionais. Cabe a cada um, fazer as suas escolhas.
Entretanto, não cabe a cada um de nós, tecer críticas e comentários inoportunos a cerca do modelo de formação pedagógica que ai está. Contudo, questionamentos são válidos e o mercado de trabalho é amplo. Vale a pena ressaltar a importância que os três eixos temáticos das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Pedagogia tem contribuído para a educação, desde a sua aprovação em 2006. Portanto, acredita-se que a sociedade, pais, responsáveis, estudantes e professores precisamos estabelecer uma aproximação maior no sentido de implementar estratégias e soluções que cobre do Estado políticas públicas que apoiem e der condições necessárias a escola e aos profissionais da educação, desempenharem suas atribuições com alegria e prazer. Certos do respeito, reconhecimento e importância que essa categoria tem realizado a título de organização, manutenção e influência na formação de nossa sociedade brasileira.
Referências:
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes e identidade da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez,1999.
VIEIRA, Suzane da Rocha. Docência, Gestão e Conhecimento: Conceitos Articuladores do Novo Perfil do Pedagogo Instituído pela Resolução CNE/CP N.01/2006.
Campinas: Revista HISTEDBR On-line, 2017. N.44. p.131-155.
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24896_12926.pdf
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